gastronomia

 

Goiás tem uma rica culinária típica, pratos salgados como o arroz com pequi, galinha à cabidela e a guariroba. Para a sobremesa doces de frutas do cerrado como o de cajuzinho ou mangaba. Conhecer nossa culinária é um deleite para os sentidos: cores, cheiros, texturas e sabores que deixam saudades em quem experimenta.

Aproveite sua estada para conhecer os restaurantes da cidade e provar de nossos pratos típicos. O mais tradicional da cidade, sem dúvida, é o empadão goiano. Como o nome antecipa é uma empada crescida, recheada com carne de porco, frango, linguiça, guariroba, batata e molho de tomate – alguns com ovo cozido – assado em um recipiente de barro. Uma delícia! Para acompanhar, sucos diversos das frutas do cerrado: cagaita, jambo, cajazinho, araçá, gravatá e tantas outras.

Conheça o mercado municipal e experimente os diversos licores, de murici, genipapo e até mesmo de pequi.  Não deixe de provar o bolinho de arroz em uma das pequenas bancas.

Para quem prefere os doces, a cidade é pródiga em doceiras: a mais famosa delas a poetisa Cora Coralina. Enquanto não se ocupava com seus livros ou de seu jardim, Cora produzia doces deliciosos. A tradição se manteve e você poderá experimentar os doces cristalizados em qualquer uma das várias casas que fornecem essas delícias, é só escolher o que mais lhe agrada. Tem doce de cajuzinho, figo (recheado ou não com doce de leite), casca de lima, de limão, tem de mamão e cajá, doce de leite de colher ou de pedaço. Tudo preparado com muito carinho pelas simpáticas doceiras.

À tarde, não deixe de dar uma volta na praça do coreto e se refrescar com os sorvetes e picolés artesanais. Aproveite sua estada na Cidade de Goiás, venha, conheça e se delicie!